← Voltar

Expointer fatura 1,6 bilhão mesmo durante pandemia

*Matéria produzida em setembro de 2021

A 44º edição da Expointer, tradicional feira agropecuária do Rio Grande do Sul, se encerrou neste domingo, 12 de setembro. Esse foi o único evento de grande porte a ser realizado pelo agronegócio brasileiro em 2021, marcando a retomada das convenções presenciais e o bom momento do setor.

O destaque ficou por conta dos bem-sucedidos protocolos de segurança sanitária e da adesão do público. Mesmo com a pandemia, mais de 66,2 mil pessoas visitaram a Feira, sediada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O retorno financeiro foi o esperado para o contexto atual: de acordo com o governo do estado, o faturamento total foi de R$ 1,6 bilhão, valor 40% menor do que o arrecadado em 2019, ano da última Expointer.

Créditos da imagem: Divulgação/Gov.rs

Presente na Cerimônia de Abertura, realizada no dia 10/9 (as atividades e concursos iniciaram dia 4/9), o governador Eduardo Leite aproveitou para salientar o crescimento expressivo da economia gaúcha e associá-lo ao agronegócio. “Parte da explicação para este desempenho […] encontramos aqui mesmo nesta Expointer histórica, a Expointer da retomada”, declarou, segundo o portal GaúchaZH.

Organizadores, expositores e imprensa enxergaram a Feira de forma positiva. De acordo com o Diário Popular, a Secretária de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do estado, Silvana Covatti, vê a 44º Expointer como pioneira na execução de um modelo controlado de eventos e referência para todo o país.

Visita ao estilo Bolsonaro
O Presidente Jair Bolsonaro também visitou o Parque em 11/9, acompanhado pela sua comitiva e pelo vice-governador Ranolfo Vieira Júnior. Foi a primeira vez que Bolsonaro compareceu ao evento como chefe do Executivo — e não deixou de causar alvoroço.

Após receber a Medalha do Mérito Farroupilha, mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa Gaúcha, o presidente passeou pelo Pavilhão da Agricultura Familiar. Ao receber uma peça de salame da Ministra da Cultura, Tereza Cristina, prontamente sentenciou: “Esse salame é do governador”. Eduardo Leite se declarou homossexual há menos de dois meses.

#expointer #agronegocio #agro #agropecuria #jairbolsonaro #bolsonaro #economia #pib #gaucho #eduardoleite